domingo, 21 de outubro de 2007

O pão e as rosas

Duas coisas que sempre me intrigaram. A história do naufrágio do Camões, salvando Os Lusíadas com o braço fora de água. É verdade? Outra - o milagre das rosas. É verdade?

A mulher de D. Dinis, a rainha Santa Isabel, tornou-se célebre pela sua imensa bondade. Ocupava o tempo a fazer bem a quantos a rodeavam, visitando e tratando doentes, distribuindo esmolas pelos pobres.

Ora, conta a lenda que o rei, já irritado por ela andar sempre misturada com mendigos, a proibiu de dar mais esmolas. Mas, certo dia, vendo-a sair furtivamente do palácio, foi atrás dela e perguntou o que levava escondido por baixo do manto.

Era pão. Mas ela, aflita por ter desobedecido ao rei, exclamou:

- São rosas, Senhor!

- Rosas, em Janeiro?- duvidou ele.

De olhos baixos, a rainha Santa Isabel abriu o regaço - e o pão tinha-se transformado em rosas, tão lindas como jamais se viu.

Há coisas difíceis de entender.

Vou tratar do almoço, pois não sei onde anda a Miudita.

A Governanta

3 comentários:

Anónimo disse...

Será isto uma indirecta ao homem do pão? que não assinou o último postre sobre as escutas com imagem do Bosch? Cá para mim...alguém anda a querer passar despercebido a transfomar pão em rosas...

Anónimo disse...

Já não me deixam descansado n minha tarefa de distribuição de carcaças ao PR, ao PGR, ao PM, ao PAR e ao senhor duque de Bragança. Ainda por cima, reparo que toda a malta cá em casa se fecha no quarto e rapa do computador furtivamente para ir aqui aos comentários e provocar a minha função de levar os rosas a dar um pedacinho mais pão ao povo. Nem sequer notam que o Boche e o Bleque são palavras de conotação racista e que há muito uso um berbequim de contrafacção comprado na loja do chinoca aqui do bairro, o tal que vende resina do Japão, fabricada em Vila de Rei, e goma arábica, a que eu dava o nome de cola de sapateiro, e que afinal veio da foz do Mekong, onde Camões não perdeu o olho, mas nadou com os papéis das "speaking notes" na mão canhota...

Governanta disse...

Então é verdade a história do draft do Camões! Eu sentia que era verdade.
Hoje cá na Casa, nem pão nem rosas. Desde que o Homem do Pão se dedicou à bricolage, isto está o caos. Se ele é o Homem do Pão, para quê o berbequim? Distribui carcaças ao PR, ao PGR, ao PM e aqui nada.
Cá me arranjarei para o jantar. Da Pequena Miudita nada! Já comecei a colar postres - Viram esta miudita? Estou mesmo em cuidado.